Uma equipe de pesquisadores rastreou sinais de rádio de um asteroide quando ele passou perto da Terra na terça-feira(27) . O trabalho teve como objetivo observar o comportamento do asteroide 2010 XC15, considerado potencialmente perigoso. Além disso, o evento é um teste para entender como se preparar para o encontro do asteroide Apophis com a Terra em 2029.
Para isso, os cientistas usaram o High Frequency Active Auroral Program (HAARP), que apontou suas antenas para o asteroide e capturou dados importantes sobre ele. “O que estamos tentando fazer é usar radares de ondas longas e radiotelescópios baseados na Terra para explorar o interior de um asteróide”, disse Mark Hynes, investigador principal do projeto e engenheiro de sistemas de radar no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA.
Fique por dentro das notícias!
As escolas de inglês não querem que você conheça esse método!
Inscreva-se
Entre para a próxima turma de inglês com desconto exclusivo
Preencha para continuar
*Campo obrigatório
NÃO desista de aprender Inglês ainda em 2024!
O que é a HAARP?
HAARP é uma instituição de pesquisa localizada em Gakona, Alasca. A instalação contém 180 antenas de alta frequência, cada uma com 21 metros de altura, e cobre uma área de mais de 13 hectares. A função da antena é enviar um sinal de rádio para a ionosfera, cerca de 80 a 600 quilômetros acima da superfície da Terra, e decifrar como esse sinal retornará.
Além disso a empresa lançou uma campanha científica em outubro com 13 experimentos, incluindo um envolvendo sinais refletidos da lua. Na época, os pesquisadores do HAARP estavam considerando enviar sinais de rádio para um asteroide para espiar dentro do corpo rochoso.
Em um experimento na terça-feira (27), uma antena no Alasca enviou um sinal de rádio para o asteróide, dessa forma os cientistas confirmaram que o sinal refletido chega à antena da Universidade do Novo México e do Owens Valley Radio Astronomy Observatory, na Califórnia.
Aproveite o desconto de natal nas aulas particulares da Seu Idioma